Gestantes participam de encontro do programa ´Vida no Ventre´

Alimentação saudável e importância da amamentação foram os temas abordados
Ascom/Charles Kitan

Alimentação saudável e importância da amamentação foram os temas abordados no primeiro encontro do programa Vida no Ventre, desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social de Canavieiras, em parceria com a Secretaria da Saúde. O programa consiste em ações socioeducativas voltadas às gestantes – até o oitavo mês de gravidez – em situação de Vulnerabilidade Social.

Explica a assistente social do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), Ana Angélica, que nos encontros quinzenais realizados na sede do Cras, as gestantes recebem orientações, através de palestras ministradas pelos profissionais da Secretaria da Saúde. “Nossa grande preocupação é com a redução dos indicadores de morte materna e neonatal, por isso, em todas as palestras, os profissionais incentivam a realização do Pré-natal”, explicou.

A palestra educativa ministrada pela nutricionista do Centro Médico, Valéria Alves da Silva Amorim, abordou a nutrição correta durante a gestação. A nutricionista falou sobre porções de cada alimentos, valor energético, vitaminas e benefícios para a gestante e o bebê durante cada período da gestação. “Nossas orientações são para que a gestante crie hábitos saudáveis, o que irá contribuir tanto na formação da nova vida, quanto na saúde da mulher”, relatou Valéria.

Mãe pela quarta vez, Daiane Santos Vaz participou outras vezes do programa e já foi beneficia com kit de enxoval. “Apesar de já ter uma certa bagagem no assunto, esse programa foi fundamental na minha gestação anterior, pois algumas informações eram novas pra mim. O enxoval então, nem se fala, chegou na hora que eu mais precisava”, disse, emocionada.

A enfermeira Maria Vilma Santos Figueiredo, da Unidade de Saúde da Família do bairro Tancredão, orientou as gestantes sobre a importância do aleitamento materno, os mitos e os cuidados para que a produção do leite seja estimulada e não comprometida. “A amamentação é de extrema importância para a saúde do bebê,  e é  no leite materno que ele encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento”, explicou a enfermeira.

Juliana Jesus Moura participa do programa pela primeira vez e está à espera do seu primeiro filho. Ao quinto mês de gestação, ela firmou o compromisso de participar das próximas palestras e se disse motivada pelo fato de ainda não ter experiência no assunto. “Gostei da troca de conhecimentos com outras grávidas que já têm outros filhos e podem me ensinar um pouco mais. Aprendi sobre os mitos do leite materno”, relatou a mãe de primeira viagem.

Segundo a Secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, para participar das atividades é necessária a inserção no programa Bolsa Família e a realização de pré-natal na rede de saúde pública no município. “Elas precisam estar inscritas no Cadastro Único e participar regularmente das ações previstas pelo programa. Os encontros acontecerão quinzenalmente, conforme descrito no cronograma com temas pontuais, além dos atendimentos individuais, quando se fizerem necessários”, disse a secretária.

O prefeito Almir Melo destacou que tem realizado um trabalho em conjunto e de qualidade para cuidar melhor das pessoas. “O que mais me entusiasma ao administrar a nossa cidade é justamente poder melhorar a vida de quem realmente precisa, e as crianças são parte fundamental disso. Por isso, estamos cuidando delas desde o ventre até a escola. Quero parabenizar a secretária Vanessa Leite por tratar com respeito e dignidade as nossas gestantes”, disse o prefeito.